O módulo do Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) foi desenvolvido em caráter de prova de conceito com o intuito de simular o ambiente de monitoramento de barragens da Vale, gerando um grau de alta imersão com o ambiente virtual e auxiliando a reforçar o aprendizado da execução de procedimentos em casos de emergência.
O jogador deve manter-se atento aos alertas gerados por diversos sistemas, fazer uso de sistemas de monitoramento de vídeo e contactar as entidades corretas para cada caso.
Além do ambiente virtual imersivo, a aplicação conta com modo de monitoramento em que um tutor pode acompanhar cada passo do usuário durante a sessão de jogo e interagir com o sistema de disparo de alertas. Adicionalmente, o tutor pode visualizar um replay completo de uma sessão de jogo de qualquer usuário.
Além de melhorar o resultado do treinamento das equipes internas, percebemos algo que não havíamos mapeado no início do projeto: o treinamento com o óculos de Realidade Virtual também ajudou na geração de empatia de pessoas externas ao CMG. Sempre que recebemos alguém que esteja envolvido no processo de acionamento de sirenes de maneira indireta, ela passa por esta experiência, e isso faz com que todos entendam melhor a rotina de decisão do técnico de emergência da sala do CMG e toda a criticidade deste processo”.
Thaina Souza, coordenadora do CMG Sudeste na Vale
- Disponibilizado para o óculos de realidade virtual Oculus Quest e Desktop.
- Movimentação com 6 graus de liberdade (6DOF);
- Interação através de dois controles sem fio;
- Cenários e animações criados em modelagem 3D;
- Geração de relatórios de desempenho e integração com banco de dados.