Gameficação: o que é e porque usar no seu negócio

Muito se tem falado sobre gamificação e seus impactos nos negócios, em como esta ferramenta pode ser muito útil para treinamentos corporativos por exemplo. Mas afinal, o que é gamificação?

A gamificação consiste em utilizar elementos e o modo de pensar de um jogo em treinamentos, processos e outros meios não relacionados a jogos, com o objetivo de tornar a experiência mais engajadora para todos os participantes e ajudá-los a concluir suas tarefas. Por meio de reconhecimento e recompensa como medalhas, troféus, comparativos com outras pessoas, premiações, além de outros incentivos, a gamificação pode transformar, por exemplo, os treinamentos corporativos, tornando-os muito mais interessantes para os participantes, que se sentem mais motivados a não apenas fazer parte do treinamento, mas dar o melhor de si para obterem melhores resultados.

Por isso, é bom não confundir gamificação com jogos, muito menos com jogos digitais. A gamificação aplica conceitos utilizados em jogos com propósitos bem definidos dentro de alguns objetivos a serem alcançados. Aqui na Inside trabalhamos a gamificação em produtos e serviços digitais sob diferentes formas que vão desde jogos mobile e web até LMS e tecnologias imersivas como Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

Atualmente é possível aplicar a gamificação em diversos contextos e vamos falar mais sobre isso no próximo post. 

Por que usar gamificação no seu negócio

O uso da gamificação pode trazer benefícios consideráveis para os mais diversos setores. Em treinamentos corporativos por exemplo, pode ser utilizado para melhorar a performance dos colaboradores medindo sua progressão e fomentando o engajamento por meio de troféus, medalhas, títulos, além de demandar mudanças no processo de criação e conteúdo do treinamento, que é desenhado para tirar o melhor proveito dos sistemas de jogos. 

É importante entender que ao se aplicar a gamificação, devemos ter objetivos claros quanto ao que queremos obter como resultado. Por isso, além das técnicas de design de jogos, devemos aplicar também métricas e OKRs para que as necessidades do negócio não se percam.

No próximo post, vamos explorar as oportunidades de utilização da gamificação nas empresas.

Oportunidades

A aplicação da gamificação tem se mostrado cada vez mais eficiente dentro do ambiente corporativo, como por exemplo, no aperfeiçoamento de treinamentos, processos seletivos e na melhoria de aprendizagem e produção. 

Na Inside, são trabalhadas todas as frentes da gamificação para que a mesma seja aplicada em conjunto com as tecnologias imersivas, como a Realidade Virtual, em treinamentos empresariais, por exemplo. Ou seja, a gamificação é aplicada através de “Jogos Sérios”, para treinamentos dentro do ambiente corporativo. 

Além disso, existem muitas outras oportunidades para aplicar a gamificação a fim de melhorar processos e torná-los mais interessantes em diversas outras áreas. 

Existem várias oportunidades na aplicação de gamificação nas empresas, tais como treinamentos, processos seletivos, melhoria de produção entre outros. 

Na Inside, nós trabalhamos todas as frentes da gamificação para que seja melhor aplicada em conjunto com as tecnologias imersivas em treinamentos corporativos, por exemplo.

Mas há muitas outras oportunidades para aplicar a gamificação a fim de melhorar processos e torná-los mais interessantes em diversas outras áreas. 

Compartilhar